O Cimbalino…

 

O Cimbalino…


Os canários cantavam ao ritmo da plaina do mestre Chico Balreira… 

A rua de baixo tinha o movimento atarefado dos sábados de praça e o prestável Júlio ali passou com o seu carro de mão fazendo uma entrega de tabaco do armazém do João Lemos. 

Na rua lembramos o forno do ti Abel e da ti Maria da Benta onde assava leitão e depois os vendia inteiros ou a retalho,  preservando-os no balcão debaixo de um mosquiteiro de forma arredondada. Também ali na rua existiu a oficina do Canário, que terá sido um dos primeiros sócios da Camionagem Azeitonas de José Novo da Cruz, juntamente com o Dr. António Breda. Um incêndio nesta oficina estará na origem da fundação em Águeda da corporação de bombeiros… e contava a minha tia  que nunca um incêndio de tais dimensões havia Águeda vivido e que se lembrava de ver o Sr. Gil Brinco de machado em riste dar um golpe na porta da garagem e desta ter saído uma língua de fogo  que atravessou a rua! Após isso as gentes de Águeda uniram-se e a 10 de Novembro de 1934 a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda foi uma realidade com o Dr. Adolfo Ribeiro como primeiro presidente. O capitão Eduardo Pinto Veiga foi seu primeiro comandante.

Ti Chico Balreira acabou de aparelhar a peça de madeira em mãos e pendurando o avental disse para o António:

- Vou ali dar um recado com o João e já volto!

Os dois amigos benfiquistas atravessaram a rua e entraram no Cimbalino onde o Sr. Carlos alegremente os saudou. Sentaram-se numa mesa do canto e esperaram pelo terceiro conviva que não tardou a aparecer.

- Carlos já podes dizer à tua senhora para pôr o arroz. O Henrique (Ramos) já chegou!

- Disse o João!

Carlos apressou-se a levar pão e azeitonas para a mesa e uma garrafa de vinho que abriu com ligeireza.

E o tacho não tardou a vir para a mesa…



ARROZ DE MOLHO PARDO

Ingredientes

1 frango, com miúdos e sangue

500 grs de arroz

1 cebola

Azeite, pimenta, colorau, louro e vinagre


Modo de preparação

Faz-se um estrugido com cebola, azeite, pimenta, colorau, 1 folha de louro, vinagre. Quando estiver alourado, junta-se o frango cortado aos pedaços e deixa-se cozer até ficar apurado. Nesta altura, junta-se o arroz que, embora cozido, deve ficar aguado.

Quando estiver cozido junta-se o sangue em fio e vai-se mexendo calmamente deixando levantar fervura.

Junta-se vinagre a gosto!

(Receita da Ti Virginia)


Como orfeonistas a conversa foi sobre o Orfeão de Águeda e o amigo Neca Carneiro, que vítima de uma apendicite aguda os tinha deixado há pouco tempo (19.12.1944). O Neca era a alma dos jovens de Águeda, uma égide cognominada de Ala dos Namorados, que desde o grupo coral e teatro do Orfeão, aos Bombeiros, ao futebol do Recreio até aos ranchos de Águeda, Assequins e Recardães, tudo tinha o seu cunho empreendedor e entusiasta. Foi uma grande perda para Águeda que durante algum tempo sentiu essa orfandade!

Mudaram de conversa e falaram do Benfica, de quem era dedicados adeptos, e o Xico Balreira lembrou o golo do Rogério Pipi que tinha dado a vitória no domingo passado sobre o Olhanense. Mas difícil iria ser a deslocação ao Stadium de Lisboa (Campo do Lumiar) para defrontar o Sporting dai a duas semanas! E dizia o Henrique:

- Se não for o Pipi, o Arsénio ou o Julinho estão lá para resolver!

- Bebamos mais uma pinga, que esta até nem é nada má! Rematou o João.


A Dona Carmem saiu da cozinha com uma travessa e anunciou:

- Trago-vos aqui uma guloseima!


ENCHARCADA

 Ingredientes:

400 grs de açúcar

6 ovos inteiros

8 gemas de ovo

200 grs de água

Canela q.b.


Modo de preparação:

Leva-se o açúcar até ficar em ponto de pérola. Ligam-se bem os ovos com um garfo (não se batem). Sim tirar o acusar do lume juntam-se os ovos em fio em movimentos circulares. Com dois garfos vão-se puxando os ovos do centro do tacho para os lados.

Está pronta quando estiver ligeiramente queimada!

(Receita do Convento de Serém, cedida pelo Dr. António Pinho e Freitas)


-Bem, lá teremos de beber algo para arrotar!

-Ò Carlos traz lá uma Monte Alto!


In retalhosdeaguedaantiga.blogspot.com

By João Carlos Breda

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pastel de Águeda... Da Ti-Quitéria ao forno da Loura e ao fogão da Gininha...

Judeus de Águeda e suas judiarias...

Responso a Santo António...