Basquetebol em Águeda I
Basquetebol em Águeda!
Em ano de Centenário do Recreio Desportivo de Águeda aqui uma referência da memória do meu pai João Breda, que foi atleta na natação e basquetebol e dirigente em várias épocas no ainda Campo de São Sebastião. Nessa altura fez-me sócio com apenas 6 ou 7 anos de idade!
Mas vamos falar do Basquetebol…
A primeira referência que conseguimos sinalizar é o cartão de atleta no. 151 de João Breda da Federação Portuguesa de Basquetebol, como atleta do Recreio Desportivo de Águeda (ver foto).
Valendo-me das memórias de meu pai, as fotos aqui publicadas onde se podem ver os atletas que formaram algumas das equipas que disputaram o Campeonato Distrital.
Eram eles: João Lemos, Manuel Pereira (Chapeleiro), Manuel Sousa, Delfim Cruz, Manuel Balreira, João Mendes, Alfredo Noronha e João Breda.
Entre muitas histórias contadas por meu lembro-me de contar de um jogo que no final teve o resultado final de 5-2(?) um resultado anedótico para um jogo de basquetebol! Segundo ele o campo pelado com a chuva ficou lamacento e a bola colava-se ao chão e escorregava das mãos! Se não me engano foi em Aveiro com o Galitos… e não sei para quem pendeu a vitória.
Outra estória é a de um jogo fora em que se deslocaram no carro de cavalos da Escola Central de Sargentos (o treinador era um militar da Escola Central de Sargentos, ex-jogador da Académica de Coimbra). Demoraram uma eternidade até chegarem ao destino. No regresso os cavalos cheirando-lhe a casa e à alfarroba demoraram metade do tempo da ida!!!
Eram tempos difíceis de andar com as tabelas às costas para montar o campo cada vez que queriam treinar ou tinham jogo.
Destas e outras histórias um artigo publicado no jornal Soberania do Povo talvez na década de 80, com maior exactidão porque alguns dos actores ainda eram vivos.
Destes pioneiros do basquetebol em Águeda e Aveiro, surgiu mais tarde a Associação Desportiva Valegrandense, para onde a convite dos irmãos Veiga e Vital, foram jogar Manuel Pereira e João Breda. Mais tarde daqui nasceu o Sangalhos Desporto Clube, uma das grandes equipas do panorama basquetebolista nacional.
O Recreio Desportivo de Águeda depois desta primeira experiência que terá durado uma década, teve mais tarde uma segunda experiência na década de 60 lembrando nomes como Zé Massadas, João António (JT), José Henrique, Álvaro Breda, Albino Castro e muitos mais… Segundo nos recorda o Gaudencio, que era guarda-redes da equipa de juniores, também ele e os colegas da equipa de juniores de futebol, entre eles o Bernardo, que também era guarda-redes e o Sucena, antes de rumar ao Futebol Clube do Porto.
Esta e muitas outras recordações fazem parte da história do Recreio Desportivo de Águeda, colectividade do coração de muitos aguedenses da qual sempre fui sócio (?!)…
in retalhosdeaguedaantiga.blogspot.com
By Joao Carlos Breda
#aguedaalinda
#saboresdobotareu
Comentários
Enviar um comentário