Ginásio Clube de Águeda III


 Retalhos de Águeda Antiga…


Ginásio Clube de Águeda - parte III


Foram muito importantes os anos em a sede esteve instalada na Rua Luís de Camões… dali partiram grandes organizações que guindaram o clube e não falamos só do Motocross, lembramos os torneios de Ténis de Mesa, grandes provas de Atletismo e Canoagem e os encontro anuais entre sócios que reuniam a prática de várias  modalidades, com acampamento e que tiveram lugar em Ois da Ribeira, Fermentelos e Requeixo…

Entretanto por vontade de um grupo de jovens nasce uma nova modalidade, o Rugby… Ainda me lembro do entusiasmo do Ramiro Loureiro, António Augusto, Guilherme Guerra, João Marques e tantos outros…

Foi daqui que germinou a construção do Pavilhão Gimnodesportivo, depois de uma grande luta e a aceitação do local onde acabou por ser construído… A comissão pro-pavilhão ( Dr.Ademar, António Sucena, Acácio Gameiro, Jorge Martins, Fernando Oliveira e João Carlos Breda) desdobravam-se em peditórios nas freguesias com a ajudas de sócios locais e o lançamento de o Monumental Sorteio de um automóvel nível nacional, foi caso inédito em Águeda! E o sonho concretizou-se!


No pioneirismo do motocross em Portugal!

No ano de 1970, Miguel Baptista da Silva trouxe para Águeda a primeira prova realizada em Águeda a contar para o Campeonato Nacional de Motocross… foi uma realização empolgante que logo cativou a população de Águeda como fervorosos apoiantes. Estive presente como assistente e vibrei com os ases da época onde começou a despontar o nosso Manuel Massadas, mas a partir daqui não mais parei de estar presente colaborando com a organização. Na altura ainda não era o Ginásio a entidade organizadora mas sim as colectividades de Águeda! A segunda prova em Águeda teve lugar nos Barreiros das Almas em Aguada de Cima e aí fui fiscal de pista, vulgo bandeirinha! O terceiro, já organização do Gi.C.A., teve lugar no Souto do Rio… uma prova marcada por muitas peripécias, num circuito desenhado num pinhal com piso irregular de muita pedra!

Urgia encontrar um lugar para construir uma pista que pudesse proporcionar o espectáculo que a modalidade oferecia!

E IV Motocross em Águeda foi já na Pista do Salgueirô em Casal d’Alvaro… mas ate aí chegar muitas reuniões com os inúmeros proprietários dos pinhais onde a pista foi construída, para isso a ajuda dos moradores de Casal d’Álvaro com saliência para o dedicado amigo Alfredo Santos… depois porque a pista foi desenhada e construída sob os fios de alta tensão a desvalorização dos terrenos era evidente mas o aparecimento de um interesse logo suscitou dificuldades. Mas tudo se resolveu e a realização de provas nacionais e internacionais foi uma realidade. Além das provas do campeonato nacional nas diversas cilindradas, duas provas anuais de cariz internacional: os Grande Prémio Abril em Portugal e Grande Prémio  Outono em Portugal.

Esta pista já tinha edifício para a secretaria, torre de conta voltas e cronometrarem, júri e bancada. Nela foi instalada uma grelha mecânica ( Rui Roma) de partida e ao longo da pista melhoramentos inéditos como a ponte para o público poder atravessar de um lado para outro. Para isto as viagens a colher experiência na vizinha Espanha, sendo a primeira com uma equipa composta por sete elementos ( Dr. Ademar, César Marques, Eng. Miguel, Jorge Martins, Eugénio Almeida, Angelino Ferreira e João Breda) em duas viaturas, que se deslocou aos arredores de Barcelona para assistir à prova de Campeonato do Mundo 250cc na Mancomunidad de Tarrasa y Sabadell, na Pista de los Valles… 

Em anos seguintes novas deslocação a Barcelona em autocarro premiando alguns colaboradores e integrando elementos do Team GiCA e também a Guadalajara… entre outras…

Destas visitas o enriquecimento a nível de conhecimentos técnicos e organizativos que começaram a ser postos em prática e a dar os seus frutos primeiro no Salgueirô e depois no Crossodromo do Casarão!

Muita história haveria para contar mas a voracidade dos tempos já as fez esquecer.

Lembrar os atletas que representaram o Team GiCA que durante anos granjearam inúmeros  títulos nas diversas categorias: Amaro da Conceição, António Miranda, Abílio Fernando, Eugénio Almeida, Bernardo Ferrão, Basil (Miguel Silva), Mário Kalssas e Manuel Massadas… entre outros!

(Continua parte IV)


João Carlos Breda

(Secretário da Direção em sucessivos anos e activo colaborados da Seção de Motorismo)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pastel de Águeda... Da Ti-Quitéria ao forno da Loura e ao fogão da Gininha...

Judeus de Águeda e suas judiarias...

Responso a Santo António...