Ginásio Club de Águeda


O Ginásio Clube de Águeda é por certo das associações mais antigas do concelho de Águeda. A sua fundação advém de 1909 com estatutos e bandeira guardados religiosamente na sua sede, à Rua Celestino Neto.

No principio do século XIX esteve na praça nova, mais tarde Conselheiro Albano de Mello e agora da República! Estava situada no rés do chão do edifício à beira-rio, debaixo da Caixa Geral de Depósitos, onde hoje está o café-bar Gambrinus (antes Zip Zip).

No fim da década de 60 do século passado o Ginásio estava moribundo e não morreu porque um aguedense o segurou através da Secção de Campismo - foi ele Guilherme da Silva Guerra.  Depois convidou António da Silva Sucena  a organizar um corpo directivo e fazer renascer o velho clube, qual fénix renascida das cinzas! Foi quando em boa hora convidaram Ademar Martins Raimundo, médico, natural de Pessegueiro do Vouga, mas casado com uma filha de Águeda (Dona Mariazinha Alla), para timoneiro desta nau que começou a navegar… A direção da altura tinha como secretário o Carlos Alberto Guerra (Pelé)…

Com sede na Rua Tenente Coronel Albano de Mello, começou a desenvolver a actividade de algumas secções:

Pesca Desportiva, tendo como seccionistas: Samuel Caetano, João Brinco, António Alexandre Loureiro, Carlos Cerqueira de Sousa;

Campismo: Guilherme Guerra e Darlindo Rodrigues; Ténis de Mesa: Carlos Barros, António Ruivo de Oliveira, Renato Antunes e Fernando Rocha Guerra.

Esta secção utilizava o Salão do Sport Algés e Águeda, para treinos e competições, numa parceria com aquela colectividade.

Atletismo: António Melo coadjuvado por jovens do bairro de Paredes, como o António e o Quintaneiro, competiam por todo o distrito em provas de estrada e corta-mato e quando foram aos nacionais granjearam títulos como foi o caso de Adelaide Meireles, que morreu muito nova.

Entretanto uma nova seção nasceu no clube a de Motorismo, que teve grande incremento com o aparecimento do Motocross, que começava a dar os primeiros passos em Portugal nos primeiros anos da década de 70… 

A secção tinha como líder Miguel Batista da Silva, que chamou para o seu lado César Marques e os primos Fernando, Eugénio e Óscar, o Jorge Martins, mas muitos outros estiveram ligados ao sucesso desta seção pois todos os directores de seções de outras modalidades colaboravam activamente com ela!

Sobre a actividade desta seção falaremos no post seguinte.

Outra seção desportiva que entretanto despontou no Ginásio foi a Canoagem e bem podemos dizer que foi pioneira dessa modalidade com o empenho de carolas como o fabricante local de kayaks Obe, os irmão Albuquerque e Francisco Neto, António Sucena, os cunhados António Guilherme Guerra e Divaldo Vieira, Antonio Andrade, António Martins entre outros e até o Manuel Massadas, que foi campeoníssimo no Motocross.

Nesta seção náutica que deu origem ao aparecimento de seções no Recreio de Águeda, na Arcor de Ois da Ribeira e Pateira de Fermentelos, houve atletas que se salientaram como é o caso de Bério Marques e o olímpicos Brinco em Barcelona e Seul, a quem depois se juntou o jovem Monteiro do Ameal…

Muito haveria para contar e aqui registar para as gerações… vamos tentar faze-lo em postagens segujntes!

Muito obrigado!

João Carlos Breda

(Secretário da Direção em sucessivos anos e activo colaborador da Seção de Motorismo)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pastel de Águeda... Da Ti-Quitéria ao forno da Loura e ao fogão da Gininha...

Judeus de Águeda e suas judiarias...

Responso a Santo António...